O que é Colorismo?

40 - O que é colorismo_ 3

Colorismo, Usado pela primeira vez em 1982, o termo expressa descriminação com diferentes tonalidades entre os negros.

Sueli Carneiro no texto “Negros de pele clara”, aponta como pessoas brancas conseguem ver diversidade na sua branquitude, loiros, morenos, ruivos, e ainda assim se reconhecem como brancos, e por outro lado como é difícil para nós pessoas negras reconhecer que há diversidade na população negra.E por isso o tema de hoje é Colorismo, e onde fica os pardos, os frutos de relações interraciais, ou da miscigenação que aconteceu nesse país?

Atualmente, o levantamento padroniza as cores de pele e etnias em amarelo, branco, indígena, pardo e preto. As pessoas declaradas negras (pretos e pardos) no Brasil representam mais de 56% da população. Apesar de serem maioria, sofrem com processos de desigualdade social, que se refletem nos acessos às diversas áreas da sociedade e com o preconceito racial, que atinge sobretudo pessoas mais retintas, e esse tipo de preconceito leva em conta as marcas, que seriam os traços mais notáveis de ascendência africana.ou seja, Quanto mais escuro, menos aceitação.

 

Mas afinal o que significa colorismo ?

A definição de colorismo, apesar de antiga e discutida em esferas da sociedade, ainda causa dúvidas em muitas pessoas. O colorismo é um preconceito que pode acontecer entre pessoas de pele negra, mas, assim como o racismo, funciona de forma estrutural na sociedade brasileira e está ligado ao processo de embranquecimento no país, criando relações e cenários desiguais, de acordo com o tom da pele.

De acordo com o livro Colorismo, a prática começou quando os donos de escravos, antes da abolição, estimulavam uma espécie de competição entre negros claros e negros de pele escura com a finalidade de evitar a cooperação entre as diversas etnias que foram capturadas e escravizadas.

 

 

 

 Como o colorismo afeta o Brasil?

No Brasil, os cargos de liderança das 500 maiores empresas são ocupados por apenas 4,7% de pessoas negras, de acordo com um levantamento do instituto Ethos. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013 mostram que 22% da população branca têm ensino médio completo, mais que o dobro do percentual entre os negros, que é de 10%.

Mesmo sendo maioria na população brasileira, negros ainda têm baixa representatividade no meio acadêmico. Um levantamento de junho de 2020 feito pela Liga de Ciência Preta Brasileira mostra que, dentre os alunos de pós-graduação, 2,7% são pretos, 12,7% são pardos, 2% são amarelos, menos de 0,5% é indígena e 82,7% são brancos. Aqui nós mostramos dados de diferentes anos, e a situação em todas é a mesma, os números não cresceram e a desigualdade continua aumentando, o Brasil é o segundo país do mundo em população negra, ficando atrás apenas da Nigéria, no continente africano. No entanto, mesmo constituindo a maioria dos brasileiros, o desejo de branqueamento ainda inviabiliza a presença de pessoas pretas em diversos campos da sociedade, inclusive na educação.

É fundamental o fortalecimento efetivo da educação antirracista, assim como o reconhecimento da relação entre o silenciamento da história e das culturas africana, afro-brasileira, indígena e o eurocentrismo do conhecimento. Para combater o preconceito e a pouca presença de pessoas pretas na academia, em cargos de poder, na ciência, o ideal seria fomentar o desejo de mudança quanto à relação entre a inferiorização da identidade negra e a falsa ideia de superioridade branca.

 

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

4 respostas

  1. Hello, I think your website might be having browser compatibility issues.
    When I look at your website in Firefox, it looks fine but when opening in Internet
    Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, fantastic blog!

    Also visit my blog … vpn special

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress