O que é o movimento Afrofuturista?

41 - O que é afrofuturismo_ 3

Quando você pensa em ficção científica  futurista, o que vem à cabeça? Os Jetsons? Interestelar? O Exterminador do futuro? Talvez você note uma coisa que todos eles têm em comum: a ausência de pessoas negras no futuro. Foi para criticar esse contexto social que o afrofuturismo surgiu, e pensando  em inserir pessoas pretas  nessa narrativa, valorizando a ancestralidade africana  sem abrir mão da tecnologia.

Com certeza você já deve ter assistido o filme “Pantera Negra”, a produção desse filme foi um grande divisor de águas para o movimento afrofuturista, o filme se tornou o primeiro filme exibido nos cinemas  com um elenco todo negro no ano de 2018, muito mais que um filme de super heróis,  Pantera Negra foi um fenômeno cultural. Estreou entre as maiores bilheterias da história, contou com aclamação da crítica e quebrou inúmeras barreiras, um filme  autêntico e representante do afrofuturismo para as massas, abordando cultura africana e embates sociais com as vestes da ficção científica.

Mas o que é o afrofuturismo, como ele surgiu, que outras obras fazem parte do movimento, e por que ele é algo tão relevante em pleno século XXI?

O que é o afrofuturismo?

O conceito de afrofuturismo mistura tecnologia, ancestralidade, distopia e fantasia do ponto de vista da comunidade negra. O termo vai muito além de um gênero artístico, é um movimento estético e social que apresenta uma narrativa para questionar os eventos históricos do passado, como a escravidão, e construir um novo futuro no qual pessoas pretas estão presentes em sua máxima potência.

A origem do termo Afrofuturismo

Embora tenha sido utilizado pela primeira vez em meados da década de 90, o movimento já dava seus primeiros passos muitos anos antes

O termo foi criado em 1993 por Mark Dery, mas na década de 1950 já existiam produções afrofuturistas na arte. Contudo, foi somente no final da década de 1990 que o gênero começou a ganhar força, muito graças a debates iniciados pela estudiosa Alondra Nelson. Mas, voltando aos anos 1950, talvez a obra que possa ser considerada o primeiro marco do afrofuturismo tenha sido Invisible Man, de Ralph Ellison, publicada em 1952.

Um dos grandes precursores do movimento foi Sun Ra compositor de jazz e filósofo que dizia “não ser daqui”. Ele, além de ser pioneiro do Afrofuturismo, é também um filosofo cósmico que buscava levar os negros para um espaço onde eles não fossem mais oprimidos ou massacrados.

 A importância do  Afrofuturismo no combate ao Racismo

A invisibilidade é algo que a população negra sente na pele em todas as camadas de nossa sociedade. E, não por acaso, a representatividade negra na política e nas artes é pauta tão crescente. Na dramaturgia da TV  brasileira ainda se vê esse cenário.

As demandas do afrofuturismo são as mesmas que o movimento negro defende, a mudança do sistema — que é estruturalmente racista —, o fim da violência policial, o fim das prisões e mais oportunidades para pessoas negras, seja no mercado de trabalho ou nos espaços culturais. Muito além da representatividade nos produtos culturais, o afrofuturismo faz com que as pessoas repensem o sistema racista em que se encontram.

É  de extrema mportância  a gente falar  sobre a existência de corpos negros no futuro  em um país onde um pessoa preta morre a cada 23 minutos como no Brasil. Mais do que uma estética cultural esse movimento veio para mostrar utopias possíveis para o povo preto.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

6 respostas

  1. Olá me chamo Salmo Silva sou designer de calçados femininos . Estou fazendo um estudo sobre afrofuturismo para quem sabe criaruma coleção de calçados afrofuturista

  2. Hi, I think your website might be having
    browser compatibility issues. When I look at your blog site in Opera, it looks fine but when opening in Internet Explorer,
    it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, amazing blog!

    My web blog :: vpn code 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress