IMANI: força e fé – Um encontro de potências

IMANI

“Quando uma mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” (ANGELA DAVIS, 2017), e quando quatro mulheres negras se movimentam juntas em um estado que nega constantemente suas existências? Você consegue imaginar o tamanho e a força disso? Isso é o IMANI! IMANI, palavra que significa fé na língua swahili, é a união através da música de Addia Furtado, Anis, Dandara Manoela e Marissol Mwaba, quatro mulheres negras moradoras de uma cidade do Sul do Estado de Santa Catarina, fazendo música com o canto, mas também com percussão, com cordas. Mulheres negras compositoras, instrumentistas que estão rompendo com o imaginário racista que sempre as coloca em lugares de submissão, mostrando que podem e vão estar onde quiserem, fazendo, tocando, cantando o que quiserem.

Crédito da foto: Thiago Pinho

A junção dessas artistas por si só já é um ato revolucionário, isso agregado ao fato de todas as composições serem de autoria colaborativa entre as integrantes e terem um cunho político e social que remete ao enfrentamento do racismo, machismo e outras questões sociais, faz com que o CD ganhe ainda mais força de transformação, de rompimento, de agregação. O disco de IMANI é um ato de fé! Uma fé que não se limita à religião, mas que transcende o seu significado mais comum, é a fé no encontro, na música como um instrumento político de transformação, na força de quatro mulheres negras resistindo e existindo com sua arte, a fé nas mulheres negras, fé na importância de representações positivas, fé em uma sociedade melhor, mais justa e igualitária. Uma fé que se materializa nas trocas, na democratização do conhecimento, dos processos e do som.

Crédito da foto: Thiago Pinho

Importante apontar também que, além dessa potência de encontro das integrantes do IMANI, a produção musical do CD contou com Dessa Ferreira, outra mulher negra moradora do Sul do Estado que agregou ainda mais ao projeto.

O álbum está no ar, acesse sua plataforma de streaming de preferência para ouvir e se arrepiar com essa junção!

 

Ficha técnica: 
IMANI: Addia Furtado, ANIS, Dandara Manoela e Marissol Mwaba
Participação especial: Dessa Ferreira
Produção musical: Dessa Ferreira
Produção executiva: Renata Schlickmann
Captação, mix e master: Rafael Pfleger
Arte: François Muleka 
Projeto Gráfico: Leo Saconatto
Equipe de apoio: Gutcha Ramil, Leonor Scola e Natália Livramento 
Viabilizado pelo Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura de 2020

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress