Símbolos Adinkras

Símbolo Adinkras

Um de nossos tesouros ancestrais, dos inúmeros que resistem e ainda conseguimos resgatar das profundezas dos oceanos, das cinzas das fogueiras e dos processos sistêmicos de apagamento da nossa cultura.

Descobrir-se alguém para além de quem os outros nos vêem ou nos moldam a pensar quem somos, é um processo complexo. Pra isso, tento a partir das descobertas que me exponho, extrair o máximo de informações e saberes que irão me fortalecer e tornar minha jornada mais leve e significativa.

Nessa busca o encontro com os adinkras, conjunto de símbolos ideográficos originários do povo akan, que traduzem ideias expressas em provérbios.

Mais um portal de empoderamento, contemplação e encantamento com a cultura Africana. Me fascina o poder das histórias, e de como através delas construímos nosso raciocínio, pensamento crítico, opiniões, pontos de vistas e nossa interpretação sobre os fatos.

Minha dica de hoje é; coloque presença sobre esse conjunto de símbolos, leia sobre cada um de seus significados e se utilize deles pra exaltar nossa cultura por onde for! Eles estão nas estampas, jóias, peles, cerâmica …

Certamente você já se deparou com um deles por aí. SANKOFA é um, representado por um pássaro olhando para trás, ou por um coração estilizado.

Seu significado: visitar o passado, entender o presente e construir o futuro! E no caminho espalhar sementes para que os próximos sejam bem recebidos e também sigam ainda mais longe.

Agora que você sabe que existem, pode se apropriar deles exibindo a sua ancestralidade através seus desenhos, significados e espalhando esse conhecimento por onde for!

E aí? Consegue identificar ao seu redor a presença de algum? Tome posse da sua cultura ancestral e das inúmeras camadas de conexões que ela nos proporciona. Saber quem realmente somos e de onde viemos, vai expandir o alcance e as possibilidades de chegarmos a lugares que jamais imaginamos.

Trago em breve mais diamantes que encontro pelo caminho, pra dividir essa chama que ilumina nossas jornadas.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

2 respostas

  1. Wonderful blog! Do you have any tips for aspiring writers?
    I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything.

    Would you suggest starting with a free platform like WordPress
    or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m totally confused ..
    Any recommendations? Many thanks!

    Here is my homepage – vpn special coupon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress