Antes de falarmos dos impactos, vamos dialogar um pouco aqui sobre o consumo consciente em si. O nosso consumo, de forma ampla, envolve inúmeros fatores e relações desde o início da cadeia ao final da produção: valores morais, éticos, ganhos sociais, indicativos econômico-financeiros, impactos ao meio ambiente do produto e do transporte, valorização do trabalho, descarte apropriado, legalidade, conformidade e etc. O consumo consciente ou sustentável nada mais é que levar esses fatores em conta na hora de consumir um produto ou um serviço.
Às vezes para o consumo, leva-se em conta apenas o bem estar próprio gerado por um produto que tenha o melhor benefício/custo e que atenda nossas necessidades pontuais. Entretanto, se formos só nesse sentido, podemos estar contribuindo para um mundo que não queremos. As empresas, os órgãos de fiscalização, os governos e os consumidores são os grandes decisores nesse rumo para onde vai o nosso consumo e o planeta, que muitas vezes é exacerbado, acelerado e descontrolado. É importante juntamente antes de tudo, salientar se nosso consumo é realmente necessário agora e não só por impulso e que não pense em fatores externos. Isso contribui possivelmente não só para o meio ambiente, quanto para seu bolso – pondere sempre se esse é o momento certo e o produto que atenda suas necessidades e seja positivo conscientemente .
O consumo consciente também pode ser encarado do ponto de vista positivo: o que eu contribuo com a sociedade, as pessoas e ao meio ambiente realizando essa compra? Ela pode fomentar uma rede de colaboração que ajuda o meio ambiente, as pessoas, as causas animais, gerar renda e emprego dignos, empoderar pessoas e etc. Você através do seu consumo pode estar sim contribuindo de maneira consciente para um rumo mais positivo da humanidade.
Precisamos pensar nisso não só no produto final que vemos, é necessário adicionar uma visão mais ampla; Não pense só no produto em si ou na loja que você comprou (mas pense também obviamente). Reflita de onde são os fornecedores, os transportadores de toda a cadeia até a chegada no final do consumo em si – soma-se a reflexão sobre descarte adequado e consciente – a fim também de produzir menos lixo/resíduos.
Exemplificando:
- Passei por uma loja online ou física e lembrei que preciso comprar uma cadeira.
- Preciso mesmo nesse momento de uma cadeira?
- Qual cadeira devo comprar e devo comprar aqui mesmo?
- Quais são os impactos gerados por essa cadeira? De onde vem a madeira?
- Durabilidade? Quais são as outras opções? O preço e a qualidade?
- Quanto a cadeia que fez a cadeira chegar até mim contribui para aquilo que acredito?
- Como foi o trabalho desempenhado para ela ser realizada? E o meio ambiente?
- Consigo descartar essa cadeira de maneira apropriada?